INSOLAÇÃO - O que é e como proceder - Publicado por Jairo Len

Recebi várias ligações de pais preocupados se os filhos podem estar com INSOLAÇÃO.
A insolação é uma incapacidade do nosso corpo de regular a própria temperatura, não conseguindo mantê-la entre 36 e 37ºC. Ocorre quando existe uma exposição excessiva ao calor (sol, principalmente), com eritema solar intenso (queimaduras ou bronzeamento por falta de proteção solar - roupas e filltros), alta umidade do ar (praia), pouca ingestão de líquidos ou excesso de ingestão de bebibas alcoólicas e suor excessivo decorrente de atividades físicas de alta perda calórica (corrida, por exemplo).

Como podemos ver, são fatores raros de se juntar em crianças, normalmente protegidas do sol e com os pais oferecendo líquidos o tempo todo.

O quadro clínico da insolação é de início rápido, logo após a exposição aos fatores de risco, e é composto por temperatura corporal muito alta (acima de 39,5 graus), pele vermelha, quente e seca (sem suor), pulsação rápida e forte, dor de cabeça latejante, tonturas e náuseas. Pode evoluir para confusão mental e inconsciência.

Para evitar a insolação: proteção solar de barreira e filtros solares com proteção UVA e UVB, muito líquido (água, chás, sucos de frutas naturais, isotônicos).

Em caso de suspeita de insolação, entre em contato com o médico para orientação.

Comentários