Sucos de caixinha: heróis ou vilões? - Publicado por Jairo Len

Após falar um pouco sobre a água de coco, agora é a vez dos sucos prontos em caixinha (ou latas e embalagens de 1 litro...). Frequentemente as mães me perguntam se estes "suquinhos" são boa opções. Alguns comentários (a favor e contra, é claro):
  • Estes sucos de caixinha não tem nada a ver com os sucos naturais. Algumas mães creem que estes suquinhos podem substituir os naturais. Quando olhamos os ingredientes destes sucos prontos frequentemente achamos: açúcar, acidulantes, antioxidantes, antiespumantes, aromas naturais, espessantes e corantes. Não são coisas nocivas à saúde (até que se prove o contrário...) mas realmente não são "naturais".

  • São feitos através de concentrados de frutas, variando em porcentagens diversas e geralmente baixas, e o aspecto "grosso" destes suquinhos é dado pela presença de espessantes. Como se você batesse no liquidificador um pedaço pequeno de manga ou maçã, bastante água, açúcar e engrossasse com alguma coisa...

  • Via de regra não contém as mesmas propriedades nutritivas (vitaminas e sais minerais) que um suco natural.

  • São práticos, uma vez que dispensam refrigeração e vem em embalagens prontas para o uso. Portanto, são boas opções nos passeios, praia, fins de semana. Não acho interessante que façam parte da lancheira diária das crianças. A embalagem tetra brik é segura e higiênica.

  • IMPORTANTE: não podemos generalizar ao falar dos suquinhos. Cada marca tem suas características, algumas bem melhores que as outras. Leia sempre os ingredientes. Existe uma marca, que só faz um suco, cujos ingredientes são: suco de maçã e água. Sem açúcar, corantes, espessantes. Ótima opção.

Comentários

  1. Realmente não tem como comparar sucos de caixinha com sucos naturais. Apesar se serem práticos, sempre que possível devemos dar preferencia à tudo que é natural.
    Gostaria de saber quais marcas de sucos industrializados são um pouco melhores?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado