Criança que dorme sozinha dorme melhor - Publicado por Jairo Len


A polêmica (para alguns) envolvendo a permissão para as crianças dormirem na cama dos pais ganhou um novo elemento para discussão esta semana. Um estudo da Universidade da Filadélfia, nos Estados Unidos, comprovou os malefícios desse hábito para o sono da criança. O estudo foi apresentado no 23º Encontro Anual da Associated Professional Sleep Societies, ou Sleep 2009.

De acordo com o estudo, crianças que passam a noite no seu próprio quarto dormem mais rápido e melhor, não têm o sono fragmentado e desenvolvem menos problemas que prejudicam o repouso noturno.

Jodi A. Mindell, professora de psicologia e autora do trabalho, explica que estudos anteriores já haviam comprovado essa relação. “A novidade é que a presença dos pais atrapalha, inclusive, quando não há compartilhamento de cama ou quarto com o pequeno”.

O estudo, que analisou mais de 29 mil crianças de diversas partes do mundo, observou que 64,7% dos pais asiáticos deixam o filho dormir na mesma cama e 86,5% dividem o mesmo quarto com os filhos. Foi a maior taxa registrada no mundo. Em outras regiões, como Europa, a porcentagem despenca para 11,8% e 22 %, respectivamente.

Sempre fui a favor desta teoria, agora com respaldo científico...

Comentários

  1. Dr. Jairo, coincidência ou não, coloquei Miguel para dormir no próprio quarto no dia que completou 3 meses: foi a primeira noite que ele dormiu sem acordar nem uma vez...

    Renata Campos

    ResponderExcluir
  2. Desde que o Dudu tinha semanas acreditei e confiei na sua opinião....e desde pequenos os 2 aqui em casa só dormem cada um no seu quarto , no escuro total e portas fechadas, e todos dormem super bem.
    Semana passada viajamos e no hotel os meninos tiveram que dividir a cama....foi divertido ouvir os papos deles até 10 horas da noite, mas sem dúvida os dois dormiram mal , pois um ficava em cima do outro ao longo da noite, resmungavam, acordavam.....imagine com adultos....
    JAiro !!!!!Dudu está sem fralda noturna há 1 mês.....foi super fácil !!!!!!!acho até que valeu esperar...
    Bia

    ResponderExcluir
  3. Dr. Jairo, a pesquisa fala sobre pais mas como no Brasil existe a realidade das babás que muitas vezes dormem com elesm no quarto deles, será que o mesmo comportamento acontece? Como a Maria Luiza dorme mal e a babá dorme com ela, me parace que pode ser a mesma razão, náo? Seria legal vc escrever sobre isso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado