Dietas de emagrecimento prejudiciais - Postado por Jairo Len


Sempre disse que as dietas de emagrecimento radicais são perigosas.
Cada época inventam uma nova dieta: de restrição de carboidratos (Dr. Atkins e South Beach), de restrição proteica, da sopa, da USP, da ração humana, e assim por diante.
Cientistas americanos do Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, comprovaram que as dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas aumentam o risco de enfartes e ataques cardíacos porque causam danos nas artérias.
Os cientistas não explicaram as razões para esse efeito negativo nas artérias, mas sugerem que as dietas pobres em carboidratos podem afetar o modo como as "células da medula óssea limpam os depósitos de gordura das artérias".
Pela complexidade da última frase, podemos ver que as coisas no nosso organismo são bem mais delicadas do que se imagina.
O estudo foi feito em animais, mas pode-se transpor para o modelo humano.

Há alguns meses um estudo publicado no New England Journal of Medicine comprovou que o tipo de dieta mais eficaz e com efeitos mais benéficos ao organismo é a de restrição de calorias, mantendo o balanço entre os nutrientes, sem faltar carboidratos, proteínas e gorduras.

Comentários