E-mails sobre a Gripe Suína - Postado por Jairo Len


Recebo diariamente alguns e-mails, repassados de mães e pais, sobre vários aspectos relativos à pandemia de Influenza A.
A maioria deles, a meu ver, não tem qualquer fundamento.

- Um deles sugere o uso de alguns medicamentos tradicionais (como o Leucogen, o Targifor C, complexos vitamínicos) como forma de ser evitar a Gripe.
FALSO. Não há qualquer comprovação científica sobre isso. São remédios que tem sua função na pediatria, mas que não tem qualquer efeito sobre evitar o contágio por Influenza.

- Outro e-mail sugere que todos recebam a vacina contra GRIPE (sazonal) e a PNEUMO23 como forma de se atenuar a Gripe Suína.
FALSO. Como comentei em postagens anteriores, meus pacientes que acompanho desde que nasceram ou chegaram na Clínica com menos de 2 anos de idade recebem estas vacinas. Os demais, caso a caso, por conta da faixa etária. Mas ainda não houve qualquer comprovação científica que o uso destas duas vacinas possa atenuar algum quadro de Gripe Suína, especificamente.

- O mais bizarro dos e-mails mostra uma conversa no MSN sobre a situação da Gripe Suína no Sul do país. Triste... Nem se sabe quem está conversando com quem, falando de dados sem qualquer comprovação. Se alguém se presta a criar vírus e pragas virtuais em e-mails, imagine inventar uma conversinha de MSN. Eu não acredito nesta conversa...

- Outro e-mail, este VERÍDICO, mostra o estudo do British Medical Journal sobre o Tamiflu em crianças. Foi assunto da minha postagem anterior, de ontem.

Recomendo a todos que, a fim de não espalhar fatos não comprovados e inverídicos, que geram pânico, não repassem estes e-mails para ninguém, exceto para o médico, que poderá auxiliar e informar se os fatos são verídicos ou não mereçam atenção.
E já existem vírus (virtuais...) em anexos de e-mails sobre Gripe Suína, ávidos por contaminar o seu computador...

Comentários