Narguilé pode ser mais perigoso do que o cigarro - Postado por Jairo Len



O post é mais informativo, e serve para aqueles que tem filhos adolescentes que fazem uso de Narguilé, o tradicional caximbo d'água usado há séculos no Oriente Médio e que há alguns anos tem seu uso cada vez maior por aqui. No narguilé queima-se, com ajuda de carvão, um tabaco aromatizado com frutas e a fumaça passa por um reservatório de água antes de ir aos pulmões.

O narguilé pode ser até 450 vezes mais prejudicial que o cigarro comum - é o que mostra o estudo do Tobacco Control Collaborating Centre, que afirmou que as pessoas que fumam narguilé podem sofrer com os altos níveis de monóxido de carbono (CO).

"Descobrimos que uma sessão fumando o narguilé - isto é, 10 miligramas (de tabaco) por 30 minutos - resulta em níveis de monóxido de carbono quatro ou cinco vezes mais altos do que fumar um cigarro", afirmou Hilary Wareing, uma das diretoras do centro de pesquisa.

Quantificando:

Um não fumante exala 3 partículas por milhão (ppm) de CO no hálito exalado, menos de 1% de volume sanguíneo afetado.
Um fumante leve, 10-20 ppm, com 2 a 4% do sangue afetado.
Um fumante com alto consumo, 30-40 ppm (entre 5% e 7% do sangue afetado).
Um fumante de narguilé, 40-70 ppm de monóxido de carbono (8 a 12% do sangue afetado).

O caximbo de narguilé "dividido", em que várias pessoas fumam, também aumenta o risco de infecções com a tuberculose e o herpes.

Fonte: Ciência e Saúde - G1

Comentários