Bebês choram no idioma materno - Postado por Jairo Len

A informação pode ser esquisita, mas imagine as conclusões que se pode chegar: os bebês choram, desde o nascimento, no idioma materno - sugerindo que os bebês já aprendem o idioma da mãe dentro do útero.
A revista "Current Biology" publicou este estudo, da universidade de Wuerzburg (Alemanha), aonde os pesquisadores gravaram e analisaram o choro de 60 bebês saudáveis, 30 deles de famílias francesas e os outros 30 de famílias alemãs, entre três e cinco dias após o nascimento. A análise revelou claras diferenças com base no idioma materno.
Segundo o estudo, os recém-nascidos preferem a voz da mãe a todas as demais, percebem o conteúdo emocional das mensagens enviadas mediante a entonação, e sentem uma forte motivação de imitá-la para atraí-la e criar laços afetivos.
Segundo a pesquisadora que liderou o estudo, Kathleen Wermke, ao contrário do que indicam as interpretações mais conservadoras, os resultados do estudo mostram a importância do choro para o futuro desenvolvimento da linguagem.
O estudo, Newborns' Cry Melody Is Shaped by Their Native Language, está na página eletrônica da revista, http://www.cell.com/current-biology/newarticles.

Comentários