Vitamina S - Postado por Jairo Len


Em um estudo publicado na Revista Nature Medicine, pesquisadores da School of Medicine - University of California, em San Diego, comprovaram que o excesso de limpeza pode prejudicar crianças.
Na verdade, quem não sabe da importância da vitamina "S" (de sujeira) na vida das crianças? Engatinhar (mesmo em chão desconhecido), colocar qualquer coisa na boca, ficar mordendo todo e qualquer objeto (como o limpíssimo telefone celular da mãe)... Será que isso faz bem, e a lavagem obsessiva das mãos nos tempos de gripe suína faz mal?
O estudo mostrou que a bactérias que vivem na pele ajudam no processo de cicatrização de ferimentos. Estafilococo - um tipo de bactéria presente naturalmente na pele - inibe a inflamação excessivamente agressiva da pele após um ferimento. Ou seja, a flora bacteriana é importante para nós.
A importância do estudo não é fazer uma apologia à imundice, mas desvendar novas técnicas para melhorar a cicatrização.
Mas serve para lembrar que o exagero, para qualquer lado, nunca é benéfico para as crianças.

Comentários

  1. Muito interessante este artigo!
    O importante na vida é o equilíbrio.
    Parabéns!
    Danielle Douek Roizenblit.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado