Confusão com filtros solares - Postado por Jairo Len

Quem acompanha este blog regularmente sabe que eu já coloquei aqui alguns posts com testes realizados pela Fundação Proteste (que é uma associação não-governamental de defesa ao consumidor). Anteontem a Proteste lançou resultados de uma controversa avaliação de 10 marcas de filtro solar fator 30... Não coloquei neste blog porque achei que o assunto ia dar "pano para manga"... E deu.

Na avaliação, a Proteste reprova quase todos - somente o L'Oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze foram aprovados. Os demais, Avon, La Roche-Posay, Nivea, Banana Boat, Sundown, Nívea, Episol, Coppertone e Natura foram reprovados. Os critérios são variados, como informações no rótulo, estabilidade na pele e à água, proteção UVA, etc...
Todas as marcas (inclusive a L'Oreal, que é controladora da La Roche-Posay) contestaram o teste.
Alegam que os protetores são regulamentados e aprovados pela Anvisa e foram sumetidos a testes próprios e por sociedades de dermatologia. A própria Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) contesta a avaliação, uma vez que a Proteste, alegando "motivos de sigilo", não informa como foram realizados os testes, quem realizou, qual a metodologia e se houve auditoria externa (fundamental para garantir a isenção em testes como este).

O que posso relatar é que, em relação aos filtros infantis, recomendo aqueles que na minha experiência são eficazes e tem mínimos índices de reações alérgicas (vide post de 9 de novembro).
Nunca soube de casos em que um filtro infantil (destas marcas acima, inclusive), bem aplicado, fosse ineficaz. Muitos podem causar alergia e irritação na pele, edema nos olhos, acne em bebês... Os que recomendo, raramente.
Portanto, junto-me ao coro dos que reprovam a avaliação da Proteste sobre filtros solares. Até que a Proteste prove o contrário.
"Nós mostramos que o comportamento atual inexplicável é
diferente do comportamento anterior inexplicável "


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. De fato.. uso Episol Infantil na Rafa desde dos 6 meses de idade.. nunca tive problemas!
    Tati T

    ResponderExcluir
  3. Sempre usei Episol na Bia, neste final de ano resolvi comprar outro mais barato, pois a Bia já está com 1 ano e 8 meses. Comprei da Turma da Monica e deu alergia nela, ficou cheio de bolinhas em alguns pontos do corpo.
    Suspendi e comprei o Episol.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado