Adolescentes, Pouco Sono e Depressão - Postado por Jairo Len

Os adolescentes devem dormir, no mínimo, 9 horas por noite.
Esquecendo o período de férias (aonde descobre-se que alguém é capaz de acordar após as 13h00...), existe uma enorme preocupação com o número de horas de sono por noite, em todas as faixas etárias - mas nos adolescentes a falta de sono pode ter efeitos extremamente perigosos.
Num estudo publicado na Revista Sleep, edição eletrônica de 31/12/2009, o Prof. James Gangwisch, da Universidade de Columbia (New York), avaliou mas de 15.600 adolescentes com idades entre 12 e 18 anos e concluiu que os que vão dormir após a meia-noite tem 24% mais chances de ter depressão do que os que dormem antes das 22 horas (época de aulas...!).
Entre os adolescentes que dormem menos de 5 horas por noite, o risco de depressão é 71% maior do que entre os que descansam oito horas.
James Gangwisch disse que, apesar da possibilidade de que adolescentes deprimidos tenham dificuldade para dormir, a ligação entre a hora determinada pelos pais e a depressão sugere que a falta de sono tem um papel no desenvolvimento da condição.
Em média, os jovens dormiam 7 horas e 53 minutos por noite, menos do que as 9 horas recomendadas para a faixa etária. Dormir em outros horários não compensa a falta de sono noturno.
Sarah Brennan, que é presidente da organização de saúde mental inglesa YoungMinds, afirma que "sono suficiente, boa comida e exercícios regulares são essenciais para se manter emocionalmente saudável".

Então...novas regras após as férias??

O estudo está publicado sob o título original "Earlier Parental Set Bedtimes as a Protective Factor Against Depression and Suicidal Ideation", www.journalsleep.org.

Comentários