Quantos amigos virtuais você tem? - Postado por Jairo Len


Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, conduzido pelo departamento de Antropologia Evolucionária, mostrou que o nosso cérebro é capaz de administrar, no máximo, 150 amigos virtuais.
Este número não mudou desde antes do aparecimento dos amigos virtuais, nos sites Orkut, Facebook, MSN, etc...
Nos anos 90 o professor de Oxford Robert Dunbar criou uma teoria batizada de "Número de Dunbar". Segundo ele, o neocórtex humano, área do cérebro que cuida da linguagem e do pensamento consciente - aquele que administra círculos sociais - consegue administrar no máximo 150 amizades - independente do grau de sociabilidade do indivíduo.
Entenda-se por amigo (virtual ou não) aquela pessoa que teve contato com você (virtual ou não) pelo menos uma vez por ano.
Alguma lição pode ser aprendida com isso?
- Em primeiro, que não adianta ter dois mil amigos virtuais. Você - e seus filhos, principalmente - só conseguem se relacionar com pouquíssimos. Como podemos fazer para que os adolescentes percebam isso, e não imaginem que a quantidade, em amizade, é o que importa?
- Em segundo, que temos que manter contato com quem julgamos ser nossos amigos (acho que uma vez por ano é pouco...).
- Em terceiro, o quanto importante é a segurança na internet - coisa que muitos pais facilitam. Centenas de amigos virtuais podem esconder alguns inimigos virtuais. Diariamente ouvem-se histórias arrepiantes de crianças e adultos que caíram em golpes e mais golpes...
- E, por último, uma coisa que para mim é bem clara - mas que muitos ainda torcem o nariz para isso - a internet, por mais solitária que possa parecer, é a única forma segura (desde que tomados os devidos cuidados) das pessoas ampliarem, infinitamente, o seu universo.

Comentários