Cachorro Quente: um risco - Postado por Jairo Len


Muitas mães tem restrições em dar cachorro-quente para seus filhos - acham que a salsicha é um embutido feito de "sabe-deus-o-quê" e corantes, tem catchup, mostarda, etc.
Mas, na verdade, o grande perigo das salsichas são os engasgos e asfixia.
Nos Estados Unidos, que tem estatística para tudo, foram atendidas no ano passado 10 mil crianças devido a engasgos com salsicha e - pasme - 77 delas morreram. é o alimento que mais causa problemas como este nos Estados Unidos.
O que fez a Academia Americana de Pediatria publicar um artigo propondo uma mudança no formato das salsichas. Percebeu-se (século 21!!!) que a salsicha tem um formato propício para "entalar" na traqueia, a ponta arredondada (facilita a entrada na traqueia) e, especialmente no meio de um sanduíche, "pula" quando é apertada. "Se os melhores engenheiros do mundo quisessem criar o bloqueio perfeito da traqueia de uma criança, este teria a forma de uma salsicha de cachorro-quente", diz Gary Smith, diretor do centro de pesquisa de lesões do hospital pediátrico de Columbus, em Ohio.

Eu já soube de um caso de asfixia por salsicha de hot-dog - que ocorreu numa festa infantil, mas felizmente havia uma mãe expert e corajosa que fez as manobras necessárias e a criança expeliu a salsicha.
Sugiro a todos que vejam o tutorial da Universidade Federal de São Paulo, que faz uma explicação didática de como se deve fazer uma manobra para retirada de um "corpo estranho" das vias aéreas de uma criança: www.virtual.epm.br/material/sbv.

E, claro, até que as salsichas tenham formato de hamburguer ou batata-sorriso, elas sejam oferecidas cortadas em fatias, mesmo dentro do pão de cachorro quente.

Comentários