Cochilo Reparador - Postado por Jairo Len


Se você tem tempo, não se culpe!
Uma soneca no meio do dia pode aumentar a capacidade de aprendizagem do cérebro, aponta estudo apresentado na reunião anual da American Association of the Advancement of Science.
A pesquisa, feita por cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, mostra que uma hora de cochilo durante o dia é capaz de restaurar e até mesmo de ampliar os processos cognitivos.
Por outro lado, quanto mais horas um indivíduo permanecer acordado, mais preguiçoso se torna o seu cérebro - perder uma noite de sono derrubaria a capacidade de armazenar novas informações em cerca de 40%.

COMO NO SEU COMPUTADOR - Segundo os pesquisadores, os resultados reforçam a hipótese de que o sono é necessário para "limpar" a memória de curto prazo, de modo a liberar espaço para novas informações. De acordo com o estudo, tais memórias são armazenadas inicialmente no hipocampo antes de serem enviadas ao córtex pré-frontal, que tem mais espaço de armazenamento.
Os pesquisadores pretendem investigar se a redução de sono experimentada à medida que as pessoas envelhecem está relacionada à diminuição na capacidade de aprendizagem com a idade - ou se é o contrário...

Comentários