Fumantes Passivos - Postado por Jairo Len

Dormindo com o inimigo...
Um estudo publicado no "Proceedings of the National Academy of Sciences" mostra que a nicotina reage com o ácido nitroso – um poluente muito comum – e forma um componente cancerígeno conhecido como TSNA, uma das mais perigosas substâncias presentes na fumaça do cigarro.
Crianças e adultos que entram em contato com o "cheiro" de cigarro impregnado em fumantes (mãos, cabelos, roupas - só os fumantes não percebem...) tem um risco aumentado de toxicidade e câncer.
Portanto, não é só a fumaça que torna alguém fumante passivo.
"Só fumo na varanda...só fumo fora de casa...". Não adianta.
Quando o primeiro fumante no mundo for processado por homicídio culposo (aquele sem intenção de matar) as coisas talvez comecem a entrar nos eixos.
As crianças devem ser protegidas do fumo passivo.
Comprovadamente o fumo passivo (secondhand smoke) é causa de asma, bronquite, risco aumentado de câncer de pulmão, laringe, boca e base de língua, entre outras. Grávidas que fumam aumentam o risco de leucemia nos seus filhos.
NÚMEROS
Para os céticos, aqui vão os números norte-americanos:
Quem vive com um fumante deve saber que morar com um fumante causa: 46 mil mortes por ataque cardíaco ao ano, 3.400 mortes por câncer de pulmão ao ano, 150 mil a 300 mil internações por doenças respiratórias em menores de 18 anos, 750 mil otites ao ano e 1 milhão (1.000.000) crises de asma que não aconteceriam...
Além do aumento da síndrome da morte súbita do lactente.
Não há um nível seguro comprovado para o fumo passivo - ou seja, qualquer quantidade já se torna um problema.
Se quiser ver estes dados por completo, acesse o link da American Cancer Society: http://www.cancer.org/docroot/ped/content/ped_10_2x_secondhand_smoke-clean_indoor_air.asp.

Quem me conhece sabe que não faço, de maneira alguma, campanha anti-fumo direcionada ao fumante. E tenho meus motivos para não fazê-lo. Cada adulto sabe o rumo que deve tomar na vida e os malefícios do cigarro.
Mas as crianças e os adolescentes devem ser poupados, a todo custo.

Comentários