Orgânicos X Agrotóxicos - Postado por Jairo Len

Com frequência diária eu recebo questionamentos de "até quanto vale a pena" investir em alimentação orgânica, e o quanto realmente os hortifruti não-orgânicos são perigosos para a saúde.
Estas são duas questões que eu ainda não tenho resposta - mas julgo de extrema importância.
Um relatório da ANVISA, publicado ontem, traz dados alarmantes: das 3.130 amostras de 20 alimentos (frutas, verduras, legumes e grãos) coletadas pela agência em 2009, 29% apresentaram algum tipo de irregularidade, como resíduos de agrotóxicos acima do permitido e ingredientes ativos não autorizados. Os dados fazem parte do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA).
Lideram o ranking de problemas o pimentão (80% das amostras insatisfatórias); a uva (com 56,4%); o pepino (54,8% irregulares); e o morango, que teve 50,8%. A cultura que apresentou melhor resultado foi a da batata com irregularidades em apenas 1,2% das amostras analisadas.
De acordo com o diretor da Anvisa, os produtos em excesso são ingredientes ativos com elevado grau de toxicidade aguda comprovada e que causam problemas neurológicos, reprodutivos, de desregulação hormonal e até câncer. “Apesar de serem proibidos em vários locais do mundo, como União Européia e Estados Unidos, há pressões do setor agrícola para manter esses três produtos (endossulfan, acefato, metamidofós) no Brasil”, afirma Barbano.
Barbano, como está descrito acima, é diretor da ANVISA. A ANVISA é quem deveria proibir o uso destas substâncias no Brasil.
A ANVISA proibe rapidamente tudo por aqui, qualquer remédio recolhido no exterior é sumariamente banido do nosso mercado. Mas os três produtos não, porque "há fortes pressões do setor agrícola".
Salve-se quem puder!

Minha recomendação é que você procure comprar produtos de origem certificada (orgânicos ou não), aonde se acredite que exista um acompanhamento rigoroso da produção. Se optar por orgânicos, tenha certeza que são certificados - peça para ver a documentação e certificação. Só assim você terá certeza que está gastando muito mais, mas está levando um produto menos tóxico. Sempre lembro que os produtos orgânicos dependem de supervisão rigorosa. Não usar agrotóxicos requer muito cuidado - porque existem fungos e bactérias presentes nos hortifruti que são maléficos à nossa saúde, também.
Dê uma espiada na página da ANVISA sobre este relatório.

Como diria Chico Buarque na música "Acorda, amor":
"Acorda amor - Que o bicho é brabo e não sossega - Se você corre o bicho pega - Se fica não sei não
Atenção - Não demora - Dia desses chega a sua hora  - Não discuta à toa não reclame - Clame, chame lá, chame, chame - Chame o ladrão, chame o ladrão, chame o ladrão".

Comentários