Boa viagem - Postado por Jairo Len

Mais um semestre acaba e as férias começam hoje. Nestes últimos dias tenho feito as recomendações, check ups e revisões antes das viagens. O impresso mais pedido lá na Clínica é a receita com os medicamentos indicados para levar na farmácia-básica.
Acho fundamental, principalmente para quem sai do Brasil, levar consigo alguns medicamentos que podem ajudar muito lá fora. Na minha lista para viagens ao exterior, sempre indico um antibiótico, um antialérgico, remédio para enjoos e vômitos, uma pomada que sirva para as dermatites mais comuns, um colírio e opcionalmente os medicamentos para tosse e resfriados - ainda que estes últimos sejam compráveis, sem receita, em qualquer lugar.
A lista pode ser mais completa dependendo de cada criança e suas doenças recorrentes. Cortisona é fundamental para os muito alérgicos, asmáticos e os que sofrem com as laringites recorrentes.
O mais importante é que você tenha para quem ligar (pediatra) antes de usar estes medicamentos. A idéia não é a auto-medicação.
Para quem vai aos Estados Unidos, sempre lembro daquele famoso texto que virou comercial da DM9, "Wear Sunscreen - Use filtro solar". Mas, além de usar filtro solar, COMPRE filtro solar por lá: o preço é cinco vezes MENOR do que aqui, aonde os impostos sobre este produto são altíssimos (considerados itens de luxo). Por lá, não há protetor solar por mais de $10 ou 12 dólares, das melhores marcas.

Aliás, divagando um pouco...como os preços por lá e até na Europa conseguem ser tão menores que por aqui? Tenho mães de pacientes que viajam uma vez ao ano para os EUA só para comprar as roupas, tênis e "cosméticos" para seus filhos. Tenho certeza que é uma economia, além do prazer que é viajar. Ontem um pai me contou que foi para o Club Med em Punta Cana (República Dominicana) com os três filhos. Gastou menos, incluindo passagem aérea e estadia - do que gastaria no resort brasileiro.
De qualquer forma, independentemente do lugar que você escolheu, boa viagem e aproveite o tempo livre com os filhos!
Punta Cana...Bonito, não?

Comentários