Segurança e risco - Postado por Jairo Len

O bebê-conforto, a primeira cadeira automotiva dos recém-nascidos, é a garantia de segurança dentro do carro e um risco quando usado fora dele.
Publicado na revista Pediatrics, da Academia Americana de Pediatria, o alerta mostra que, só nos Estados Unidos, 9 mil crianças sofrem acidentes em bebê-conforto "mal usado" ao ano. Os acidentes (todos compilados em visitas ao pronto-socorro) vão desde galos a hemorragias intracranianas. Sessenta porcento deles ocorrem dentro de casa.
Teoricamente, os bebês-conforto são para uso exclusivo no carro ou acoplados aos carrinhos. Nunca para transporte de bebês carregados pelos pais, apoiados em cima dos sofás, mesas, cadeiras... Pode também deixá-los no chão...
Algumas dicas rápidas para aumentar a segurança:
- Sempre que você deixar o bebê-conforto com a criança sobre qualquer superfície, abaixe a alça para apoiar e impedir que ele balance.
- Touch supervision (tem tradução?): Fique sempre por perto, bem perto.
- Ao reposicionar o bebê-conforto no carro, sempre verifique, "com um tranco", se está bem fixo.
Baby bouncer escandinavo
Alça apoiada no chão
- E, claro, sempre invista ($$$) num bom produto.
- Para usar em casa, o ideal são os baby bouncers.


Comentários

  1. Importante o post. Sempre tivemos muito cuidado quando usávamos os bebês conforto fora do carro, nunca gostei de colocá-los em nenhum outro lugar que não fosse no chão.
    O mais importante é sempre o olhar atento dos pais/ responsáveis.
    Abço,
    Roberta

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado