Surto de catapora? - Postado por Jairo Len

A catapora (ou varicela) é uma doença viral que todos conhecem. Dispensa descrições...
Tenho recebido e-mails sobre um "surto" de catapora que está acontecendo em São Paulo (Capital). Na verdade, não é um surto. A catapora é uma doença endêmica, que todos os anos tem um pico de incidência na primavera. Surto ou epidemia é quando esta incidência passa do habitual. Isso (ainda) não aconteceu aqui na cidade de São Paulo. No interior, já.
De qualquer forma, vamos ao que eu acho importante: catapora tem vacina segura e eficaz que ainda não é feita pelo governo. Quem quiser, paga e aplica nos seus filhos na rede particular. Como a maioria das crianças não é vacinada, a doença está aí.
Quem recebeu a vacina (aplicada com 1 ano de idade e reforço aos 5 anos) pode ter a doença, mas de uma forma bastante atenuada. Em números:
Trinta por cento das crianças vacinadas podem ter esta forma atenuada. Os outros 70% vacinados não terão a catapora.
Para se ter uma ideia, a criança não vacinada tem, se pegar catapora, 400 a 500 lesões pelo corpo todo.
Os vacinados que tiverem contato podem ter a catapora atenuada, com 10 a 30 lesões.
Nos vacinados não há risco de complicações importantes, como a pneumonia e a encefalite.
As crianças não vacinadas que tiverem contato com um doente com catapora podem receber a vacina em 48 horas com grandes  chances de se proteger contra a doença.
A partir dos 5 anos é necessária uma nova dose da vacina, porque os anticorpos começam a diminuir. Mas se uma criança vacinada teve contato com um doente de catapora, vai adquirir imunidade por toda a vida, tendo ou não a forma atenuada da doença.

Comentários