Repelentes: novidades - Postado por Jairo Len

Neste início de férias, me parece que a maior preocupação dos pais são os insetos. Como o sol, a hidratação e demais assuntos só mudam através das décadas, os mosquitos e a dengue são sempre um velho/novo problema.
Repelentes... Fui atrás de informação científica atualizada, séria, confiável. Porque ir atrás das recomendações da ANVISA é tacanho. Meus posts antigos não me deixam mentir: sempre disse que os repelentes podem ser usados a partir dos seis meses de idade, independente das proibições em "bula". Pais e mães, diariamente, querem que eu "confirme" a indicação desta faixa etária, porque, no rótulo, só a partir dos dois anos.

Nas "dicas seguras para o verão", publicadas pela Academia Americana de Pediatria (o alter ego dos pediatras), uma surpresa: repelentes à base de DEET podem ser usados a partir dos dois meses de idade. O DEET é liberado para uso nos Estados Unidos a partir desta idade. No Brasil, dois bons repelentes à base de DEET são: Off Kids e Repelex Kids.
A Icaridina (no Brasil, Exposis Infantil) é liberada a partir dos dois anos de idade. Nos Estados Unidos, a partir dos seis meses.

Está aí então a nova recomendação. Repelente à base de DEET pode ser usado a partir dos dois meses de idade. Para quem queira ler estas e outras recomendações, recomendo o SUMMER SAFETY TIPS. Conteúdo em inglês e espanhol. Vale a pena.

Comentários