Câncer de Mama X Câncer na Mama - Postado por Jairo Len

Após uma semana de férias, mas ainda viajando, volto a postar e aproveito o tema para falar sobre dois assuntos em um.
Um caso de telarca fisiológica (aparecimento de broto mamário em menores de sete anos de idade), que é relativamente comum e requer investigação, fez a mãe me perguntar: "será que pode ser câncer de mama, como diagnosticado na menina inglesa?".
Então vamos lá: Aleisha Hunter tem dois anos de idade e diagnóstico de "câncer de mama". O câncer de mama é uma doença que requer hormônios femininos. Portanto, só aparece após a menarca (raríssimo), sendo mais comum nos picos de estrógeno da vida (30 a 40 anos).
Muito provável que a menina inglesa tenha algum tumor na região das mamas, como um sarcoma ou outro tumor de pele. Não é o "Ca de mama".
Talvez seja pior, provavelmente é melhor...mas é importante que este fantasma não assuste de forma errônea.
A incidência de câncer de mama nas mulheres não tem aumentado nos últimos 20 anos. Se mantém alto e importante, requerendo atenção diária e exames de rotina.

O outro ponto que quero tocar é o que eu li na reportagem do G1.
Apesar de lutar contra um câncer importantíssimo, muitas mulheres nesta situação ainda tem mais um dilema para resolver: a certeza que não vão amamentar seus futuros filhos.
Fruto da pressão xiita em cima das mulheres a respeito de amamentar, amamentar e amamentar.
Mães dos meus pacientes sabem o quanto eu estimulo o aleitamento materno, com orientação, dieta, remédios naturais e até controlados, controles de peso, encaminhamento a equipes de enfermeiras especializadas, uso de bombas tira-leite, etc..
Mas sabem também minha posição quando, por qualquer motivo, não conseguem fazê-lo.
Chega de terrorismo. "Nasce uma criança, nasce uma culpa".
Será que é possível reverter isso?

Comentários

  1. odeio as xiitas da maternidade... essas loucas que são a favor do parto "natural" em casa, na banheira, tinham que ter filhos penduradas nas árvores, que nem macaco... loucas, poe em risco a criança e elas próprias...
    se sao tao naturebas e contra intervençoes hospitalares, se tiverem cancer, devem procurar se tratar com homeopatia, pois quimioterapia é uma intervençao hospitalar tambem, médica, ciencia... elas nao deviam nem ter direito a isso... pra ver se aprendem...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado