Fumo, gestação e lactação - Postado por Jairo Len

Mais uma vez me deparei (é raro...!) com mães que fumaram durante a gestação e continuam fumando na lactação. Dilema...? Para mim, não. A minha orientação é no sentido que as duas coisas são incompatíveis. O fuma, ou amamenta... (em relação à gestação, muito pior...mas esta parte eu não acompanho).
Um estudo recente, realizado na Universidade de Minesotta, mostra que as alterações no DNA celular e danos genéticos iniciam-se minutos após a inalação da fumaça.
Na experiência, os cientistas acompanharam o caminho da substância fenantreno (um tipo de HAP) em 12 voluntários fumantes. Eles descobriram que esse hidrocarboneto rapidamente forma uma substância tóxica no sangue, que estraga o DNA das células, causando mutações que podem causar câncer.
Inúmeros estudos já mostraram relação entre fumo passivo na gestação, amamentação e infância com o aparecimento de importantes doenças no futuro (asma, câncer de pulmão, leucemia, etc).
O câncer de pulmão mata 3 mil pessoas por dia, no mundo.
Imagine o estrago que os fenantrenos podem causar nos fetos e nos bebês amamentados ao seio?
O estudo está publicado na revista “Chemical Research in Toxicology”.

Comentários

  1. Eu moro na França e estive fazendo um curso de pre-parto com uma enfermeira obstetra. Quanto tocamos neste assunto (amamentaçao x fumo) uma das gravidas participantes do grupo manifestou-se dizendo que preferia nao amamentar pois fumava e nao conseguiu durante a gravidez parar de fumar. E qual nao foi minha surpresa quando ouvi da enfermeira obstetra dizendo que nao tinha problema algum, ela podia amamentar e depois fumar... fiquei de cabelo em pé! Isto depois de ouvir mais de 10 min esta mesma enfermeira criticando o Brasil pelo numero de cesareas... e depois ela me vem com esta pérola...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado