Lavar ferimentos é a medida mais eficaz - Postado por Jairo Len

Cientistas do prestigioso Johns Hopkins Children's Center, nos Estados Unidos, descobriram em um estudo aquilo que sua avó recomendava há décadas: lavar as mãos com água e sabão após um ferimento é a medida mais eficaz para evitar infecções.
Avaliando dois antibióticos diferentes para a resolução de feridas em 200 crianças, o coordenador do estudo, Aaron Chen, concluiu que a medida mais eficaz e que fez diferença foi a lavagem frequente das feridas com água e sabão. Antissépticos ou diferentes antibióticos não fizeram diferença.
Vale para os ferimentos leves, daqueles domésticos, que não necessitam sutura ou debridação.
O estudo é interessante e não tira a necessidade do uso de pomadas ou antissépticos, mas mostra a importância da velha e boa lavagem dos ferimentos com água corrente e o sabonete que estiver disponível.
Falando sobre este assunto, entro um pouco na seara dos diferentes sabonetes à venda hoje em dia.
A meu ver, aqueles chamados antissépticos (Protex, Dettol, etc.) são todos iguais e desnecessários. Tem baixíssima concentração de substâncias antissépticas. Excelente usá-los, claro, mas não trazem benefícios em relação aos demais sabonetes à venda nas gôndolas.
Existem, porém, alguns produtos (mais caros), que atendem a necessidades específicas - meninas com vulvovaginites, impetigos de repetição, foliculites - e devem ser recomendados pelo médico.


Com certeza sua avó sabe de um monte de coisas importantes...

Comentários