Roupas UV - Postado por Jairo Len

Mãe atenta me pergunta sobre as roupas com proteção solar ou roupas UV. Para que servem?
As roupas com proteção solar (cujo nome popular ficou roupas UV) existem há cerca de 15 anos. Foram desenvolvidas, inicialmente, para os esportistas de sol-a-sol (triatletas, surfistas, velejadores) que não queriam mais ficar entalados nas roupas pesadas (como o neoprene) a fim de se proteger das intempéries.
Os materiais básicos são a poliamida e o elastano, com fios especiais que conferem uma proteção ultravioleta (FPU) de fator 50 ou mais. As roupas comuns, de algodão, tem uma proteção ultravioleta básica de  5 a 7. As roupas UV de algodão recebem um tingimento especial que aumenta essa proteção para FPU 50.

Isso posto, a resposta da pergunta "para que servem nos nossos filhos?"
Para o sol do dia a dia, do parque, da brincadeira no clube ou em casa, não há a mínima necessidade do uso destas roupas. É importante que a criança sempre esteja com filtro solar (50 ou mais) nestes momentos. E que a pele vá se "corando" ao longo dos anos.
Se existe uma necessidade (mesmo no dia-a-dia) de proteção solar extra, como por exemplo em cicatrizações ou machucados que não devam receber radiação UV, estas roupas devem ser usadas.
O uso de chapéus e camisetas UV na praia, no sol intenso por horas e horas, garante uma proteção maior, mais estável. Sem a necessidade de repassar o filtro solar a cada hora, de esquecer uma parte de pele desprotegida.
A meu ver, esta é a indicação do uso destas roupas: praia, piscina ou campo e sol intenso por horas.
Estas roupas - em geral bem mais caras - são também mais resistentes, aguentam lavagem e torção, secam mais rápido que as roupas comuns e dispensam ferro-de-passar. Para viagens, ótimas.
Fora da água, as camisetas UV de elastano e poliamida são mais "quentes e abafadas", como tudo que contém fios sintéticos.
Não há a mínima necessidade de usar roupas UV em ambientes protegidos do sol, como em escolas de natação com piscinas cobertas. Pelo contrário - nestes ambientes o uso de roupas é desconfortável, mantem o corpo molhado.

E por fim lembre que, como tudo que tem tecnologia, a certificação e procedência são fundamentais para garantir a eficácia destas roupas.
Como eles sobreviveram sem roupas UV?

Comentários