Vacina contra Gripe 2011 - Postado por Jairo Len

A vacina trivalente contra Gripe 2011 já chegou às clínicas de vacinação. Neste ano, bem mais cedo que em 2010 - quando tivemos a vacina contra influenza disponível só em agosto.
O segredo desta disponibilidade precoce é que a vacina 2011 é igual à vacina 2010 - ou seja - a Organização Mundial da Saúde orientou que as cepas virais devem ser as mesmas que da vacina do ano passado. Não houve mutação viral importante que justificasse novas cepas na vacina 2011.
A vacina (2010 e 2011) é composta por 3 tipos de vírus: o vírus da gripe suína (H1N1), um influenza A (H2N3) e um influenza B.

Quem deve receber a vacina contra gripe 2011?

De um modo geral, TODOS devem ser vacinados anualmente contra gripe. Porém, algumas particularidades - porque a vacina é igual à do ano passado - devem ser observadas:
- As pessoas que receberam a vacina H1N1 (monovalente, do governo, nos postos de saúde) devem ser imunizadas com uma dose da trivalente 2011.
- Os bebês abaixo dos 8 meses de idade não receberam a vacina no ano passado (porque não tinham a idade mínima, 6 meses). Nesta faixa etária a vacina contra influenza é mandatória - portanto os bebês devem ser imunizados com a trivalente.
- Quem foi vacinado com a trivalente 2010 só precisa reforço após um ano, independente da idade. Antes disso, está protegido, porque a vacina imuniza por 12 meses. Não faz mal receber a vacina antes de um ano da dose anterior, mas há necessidade.
Para os maiores de 18 anos, já está disponível a vacina subcutânea, com uma "micro" agulha e um quinto da dose. Não dói absolutamente nada. A vacina intranasal ainda não foi licenciada no Brasil.

Com a Gripe Suína (em 2009) as pessoas perceberam que GRIPE (doença causada pelo vírus influenza A ou B) é coisa séria, e não deve ser confundida com resfriado comum. A vacina é segura e eficaz - pudemos perceber em 2010 como não houve o stress de 2009, e isso se deu graças à vacinação em massa realizada no ano passado.

Comentários

  1. Nunca vi porco usar lenço para ter gripe e nem ave usando lenço,iso é invençao para tomar as vacinas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado