Mais Coqueluche - Postado por Jairo Len

Em 23 de agosto postei sobre Coqueluche aqui no blog, alertando para o aumento de casos nos últimos anos e a necessidade dos adolescentes e adultos serem vacinados.
Pânico - Hoje no jornal li uma reportagem sobre o Instituto Butantan, que está desenvolvendo uma vacina "realmente eficaz" contra a coqueluche, porque a vacina disponível atualmente "não protege adequadamente crianças mais novas".
Não sei exatamente se é por falta de notícias ou ignorância, mas o texto da reportagem gera uma preocupação desnecessária. A vacina é bastante efetiva (ainda que não 100%), mas em conjunto com outras medidas, como vacinação dos pais e cuidadores, além de irmãos vacinados adequadamente, protege muito bem os recém-nascidos.
Não se deve ignorar algum adulto tossindo há mais de 15 dias... "É o clima de São Paulo" não é desculpa. Todos temos que nos cuidar, procurar saber se existe uma causa para a tosse. Coqueluche, Micoplasma, Tuberculose, Pneumonia, Sinusite... (parece a música dos Titãs, "O Pulso"...).
Lembro que a vacina tríplice adulto (contra Difteria, Coqueluche e Tétano) está disponível em todas as clínicas particulares de vacinação. Vacine-se.

Comentários