Calor em São Paulo - Postado por Jairo Len

Paulistano adora reclamar do clima. É assunto básico, quem mora aqui sabe.
Eu costumo dizer que temos um clima excelente (salvo inundações, incompetência dos que governam). Na Europa, frio de menos 20ºC, centenas de óbitos. Em julho, experimentei 43ºC nos Estados Unidos, com umidade de 85%. Sensação de andar numa sauna. Não dava para ficar na rua, só shopping (hmmmm....).
Por aqui não temos terremoto (toc-toc-toc), nem é zona de furacões. Tsunami, nem pensar.

De qualquer forma, para os nossos costumes, temperaturas de 33-34ºC são suficientemente desagradáveis e devemos ter alguns cuidados.
O índice UV (ultravioleta) de ontem foi de 14, o que é o máximo possível. Entre 10 e 16h, recomenda-se evitar o sol. Espero que as escolas estejam prestando atenção neste ponto. Aulas de educação física devem ser evitadas em quadras descobertas.
E não se esqueça de passar filtro solar nas crianças logo cedo, ao sair de casa.
Ainda que eu seja contra a hiper-hidratação, recomendo que todos tentem tomar mais água que o habitual, idem para as crianças.
Nossas perdas insensíveis (respiração e transpiração) fazem o corpo perder muita água neste calor, e ficamos sub-hidratados: cansados, irritados, impacientes.

Ar condicionado pode e deve ser usado pelos bem-aventurados que os possuem, a partir de qualquer idade. Ventilador também.
Lembro sempre que os recém-nascidos iniciam a vida em berçários de maternidades com ar condicionados regulados a 23ºC. Portanto, os quartos podem ser climatizados. Temperaturas de 25ºC são agradáveis e seguras. De acordo com os neurofisiologistas do sono, com mais de 28ºC o nosso corpo não dorme, não descansa, não tem um sono reparador.

Por fim, se ainda estiver vivo, lembre-se de usar umidificador de ar à noite (principalmente) quando a umidade relativa do ar estiver menor de 40%. Isso vale, claro, para quem tem tendência a quadros alérgicos respiratórios.

Saudades da máxima paulistana, "quatro estações do ano em um só dia..."?

Na área vermelha, "bem passado" com sensação térmica de mais de 50ºC. Não podemos reclamar muito...

Comentários