Boa notícia para os disléxicos - Postado por Jairo Len

Calcula-se que 4 a7% das crianças em idade escolar tenham dislexia.
A dislexia - conforme conceito atual proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - é um transtorno do neurodesenvolvimento que é caracterizado pela dificuldade específica de leitura, não explicada por déficit de inteligência, falta de oportunidade de aprendizado, motivação geral ou acuidade sensorial diminuída, seja visual ou auditiva. A escrita também é prejudicada nos disléxicos.

Na sua teses de doutorado, a fonoaudióloga Cintia Alves Salgado Azoni, da UNICAMP, desenvolveu um software que chamou de Prefon (Programa de Remediação Fonológica). Após seis meses de sessões semanais, crianças disléxicas que usaram o Prefon mostraram mais rapidez para nomear cores ou imagens (o tempo caiu de um minuto e meio para 40 segundos, em média) e melhora no nível de leitura. Reconhecimento e nomeação de cores também melhoraram em tempo e qualidade.

O Prefon não depende de leitura e escrita, de modo que pode ser usado por crianças antes da alfabetização.

Nenhum disléxico "se cura" da dislexia, mas estas ferramentas tecnológicas, bem como toda a terapia que pode ser feita (fonoaudiológica, neurológica, psicopedagógica) fazem com o a criança possa ter uma vida normal.
O mais importante é diagnosticar estas crianças e tratar a dislexia no tempo certo.

Dislexia corporativa: a porcentagem aumenta...!

Comentários

  1. Oi,meu nome é Patrícia, tenho um filho que a uma semana descobrimos que ele é portador da dispraxia e discalculia e vejo que em ambos os casos não há divulgação do problema e nem as escolas tem esse conhecimento.Por isso devemos levantar a bandeira e divulgar assim como a dislexia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado