"Pai não é professor particular" - Postado por Jairo Len

Com título do post homônimo à coluna da psicóloga Rosely Sayão, convido você a ler, na Folha de São Paulo, o texto escrito por ela.
Gostei muito das colocações dela porque há muito tempo converso com os pais sobre a vida escolar dos seus filhos, e vejo o descontentamento de muitos com os esquemas pedagógicos de cada escola - e como isso tem levado os pais à loucura.
Muitos que dizem que "não estão dando conta" dos estudos com os filhos (de 7 ou 8 anos de idade), tanto pelo volume de lições de casa, como por sua complexidade e dificuldade.
Uma mãe de paciente, com vasta experiência em pedagogia, me falou que insiste com seu filho que não é "ela", a mãe, que tem que compreender a lição de casa - e sim seu filho. Se ele não entende, deve perguntar à professora. A lição-de-casa é direcionada à criança, um complemento do que foi feito em sala de aula, para melhorar a fixação.
Os pais devem, claro, balizar os estudos dos seus filhos. Mostrar a importância, mostrar que mesmo nesta idade já tem suas obrigações e responsabilidades. Mas a lição-de-casa é para ser feita pela criança.

Faço das palavras de Rosely Sayão as minhas. Leia a coluna clicando aqui.


Comentários