Suquinhos de soja e similares - Postado por Jairo Len

Já falei sobre estas bebidas aqui no Blog... 
Mas com o fala-fala após a contaminação de um lote de AdeS Maçã por soda cáustica acho que vale a pena mais um pouco de reflexão.
Independente de contaminações, que já houve inclusive com outros produtos de outras marcas (o mais recente foram lotes de Toddynho contaminados com detergente, em outubro de 2011), o mais importante é a gente lembrar que este tipo de bebida é, de um modo geral, uma mistura química repleta de açúcar, corantes, espessantes, conservantes, aromatizantes artificiais, acidulantes, antiespumantes e etc...

Produzidas por grandes corporações (Unilever, Pepsico, Coca-Cola), estas bebidas - após uma excepcional campanha de marketing - se passam por "excelentes" soluções alimentares, mesmo na cabeça de pais bem radicais em relação à alimentação.

Algumas famílias lá na Clínica fazem severas restrições ao açúcar nos primeiros anos de vida - seus filhos não podem nem pensar em comer bolachas doces, balas, docinhos - mas levam para a escola caixinhas de AdeS, Nectar Del Valle e similares, Toddynho, Nescauzinho, etc...

Não acho que estes produtos façam tão mal à saúde... Mas comparo eles a refrigerantes - só muda a embalagem e a pseudo-filosofia. O importante é que todos tenham noção do que estão dando aos seus filhos, e não se iludir, levando gato-por-lebre, em busca de uma alimentação saudável.

Como exemplo, cito uma bebida de soja - linha Kids de maçã (frasco de 200 ml): são 14 gramas de açúcares - portanto, 1 colher de sopa bem cheia (sendo 12 gramas de sacarose = açúcar refinado). Proteínas: pouco mais de 1 grama (o leite de vaca tem 6 gramas por 200 ml). Zero de fibras. 
Em muitas bebidas, também: acidulante ácido cítrico e ácido málico, estabilizante pectina cítrica, goma guar, cloreto de cálcio, aromatizante e sucralose. A sucralose é um adoçante artificial, presente nas linhas regulares de muitas bebidas e em todas as gelatinas (mesmo as não-light). Não faz mal nenhum à saúde, mas aí entra a coerência do raciocínio... Tem pais que repudiam adoçantes de qualquer forma, mas dão estes produtos para seus filhos...

Enfim... Cada um deve fazer o seu cardápio e dos seus filhos do modo que ache mais adequado, mas é bom sempre ler os rótulos e componentes de cada alimento ou bebida e saber exatamente o que está oferecendo.

Para não ser injusto com ninguém, uma boa quantidade de exemplos de açúcar em cada alimento...


Comentários