Obesidade, Esperma e Epigenética - Postado por Jairo Len

Espero que o título deste post não afugente... Mas é uma notícia extremamente interessante.
A epigenética é uma parte da biologia molecular que estuda as modificações no genes (por exemplo, devido a fatores externos) e sua passagem para as futuras gerações.
Ou seja: devido a algum hábito de vida, a pessoa sofre algumas alterações nos seus genes e seus filhos carregarão estas alterações, podendo sofrer as consequências futuras...

Em um estudo australiano, a pesquisa realizada pelo Instituto Robinson da Universidade de Adelaide mostrou que, em indivíduos obesos, a composição molecular do esperma dos pais contribui para que seus filhos e netos possam herdar o sobrepeso e outras doenças, como diabetes.
Se o pai fosse magro estes genes não seriam alterados, e seus filhos teriam menor chance de obesidade.

Estas mudanças moleculares no esperma do pai obeso podem "programar" o embrião para que sofra de obesidade ou de outras doenças metabólicas em uma etapa posterior de sua vida, explicou Tod Fullston, responsável pelo estudo.

Que nossos hábitos de vida são um forte determinate para os filhos, como forma de exemplo, todos sabemos.
Mas que maus hábitos tem um impacto genético-molecular que não será mudado em próximas gerações, um imprint genético, aumenta mais ainda nossa responsabilidade mesmo antes de pensar em ter filhos...


"Olha o exemplo"...agora piorou...


Comentários