Desacelerando - Postado por Jairo Len

Já postei aqui no blog sobre hiperativismo parental, uma espécie de obsessão dos pais em envolver seus filhos em infindáveis atividades lúdico-socias-culturais-intelectuais... Sou contra.

Fiquei contente em saber que está chegando ao Brasil o movimento "SlowKids", evento em prol da desaceleração da rotina das crianças.
É um movimento que apregoa tempo livre para as crianças. 

O jornalista britânico Carl Honoré, que autor do livro "Sob Pressão" (Ed. Record), foi o primeiro a usar o termo "slow parenting", uma filosofia de criar filhos sem procurar compromissos para os pequenos em todas as brechas do dia. 
Em um dos interessantes capítulos do livro, ele diz que o tédio é muito importante para que as crianças tenham criatividade para achar o que fazer. 
Honoré acha também que crianças até os 5 anos não necessitam agenda com atividades estruturadas - a escola basta - e o resto é tempo livre.

É claro que o evento que inaugurou o "SlowKids" em São Paulo já foi uma pequena forma de hiperativismo - aonde 1500 pessoas se encontraram no parque da Água Branca para brincar sem eletrônicos, interagindo com os pais. Hora marcada para começar e acabar...
 
Acho que desacelerar é ir ao parque da Água Branca (já fui, recomendo!!) sem hora marcada, sem banners, sem monitores. Domingo é dia de cada um fazer o que quer, é dia de descanso...

De qualquer forma, entendo que é necessário promover a idéia, que sou 100% a favor.
No dia-a-dia da Clínica vejo como é infindável o número de atividades que os pais estruturam para os filhos - começando às vezes aos 5 meses de idade, em aulinhas de música e de multi-atividades (inclui cinema para as mães com seus bebês no colo, mamando ao ritmo de Almodóvar)...

Repetindo a frase final do meu post sobre esse excesso: crianças precisam também de estímulos bem simples, como sentar por horas e brincar de forma não-pedagógica com seus pais ou cuidadores. Brincadeiras intuitivas, sem manual de instrução, sem fisioterapeutas orientando, sem hiperativismo parental... 

 

 
  

Comentários

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado