Alergia a iPad - Postado por Jairo Len

Utilizo uma curiosa notícia para falar mais um pouco sobre iPad (e, claro, incluindo todos os demais gadgets que as crianças são viciadas)...
Saiu na "Pediatrics", a revista mais importante do mundo pediátrico: 
"Um garoto de 11 anos foi levado ao hospital pediátrico Rady Children's (San Diego, Califórnia) com um problema de pele que foi diagnosticado como "alergia a iPad". A criança sentia coceira, causada por uma erupção cutânea, e os dermatologistas relacionaram o eczema ao uso do tablet da Apple".
Na realidade, alergia ao níquel que os aparelhos deste tipo sempre tem. 
Metais (niquelados) são causas frequentes de alergia, o que vejo mais em botões de calça, e alergia na barriga...

Evidentemente o problema da alergia ao iPad foi resolvido utilizando-se uma capa protetora, sem maiores problemas. O garoto certamente manteve seu vício...

VÍCIO
Ontem, em consulta na Clínica, uma família que acompanho há 10 anos tinha como queixa principal a intensidade com que os filhos se dedicam ao iPad e video-games
"Qual o limite de uso diário destes aparelhos? Faz mal mesmo?"
Não há respostas exatas, devemos sempre contar com o bom senso.
O que concluímos ontem, até de forma divertida, são alguns pontos que caracterizam um vício, e como todo o vício devemos ter bastante atenção:
- Acordar e correr para o Ipad como primeira atividade, antes de dizer bom-dia,
- Ter surdez ao usar iPad, não ouvindo qualquer outra coisa (do tipo "vamos comer", "vem tomar banho", "vem escovar os dentes"),
- Ter condições de segurar iPad com um braço e fazer atividades diversas com outro,
- Desesperar-se atrás de um carregador quando a bateria está com menos de 10%,
- Entrar em um restaurante e, antes de sentar, perguntar ao garçom qual é a senha do wi-fi...
- Tolerância - cada ver há necessidade de mais tempo diário de uso...
- Há relatos, já em literatura científica, de crises de abstinência...
- Seus filhos conseguem ficar mais tempo numa loja da Apple do que num cinema...

Incrível como lá em casa e na sua casa deve ser muito parecido...

TEMPO POR DIA
Não há um limite estabelecido, mas acho que o bom senso e o clima é que regem. E o momento... Tem hora para tudo, inclusive para tablets, e os pais devem estabelecer isso em comum acordo. 
Exemplifiquei ontem: em dias de chuva, é claro que pode-se usar mais; no carro, quando isso for conveniente; num restaurante, após todos acabarem de comer... Mas as crianças devem fazer de tudo um pouco, e até desenvolver o importantíssimo "ócio criativo", que é não ter nada para fazer e ter que inventar, com criatividade.

Como pais, devemos (ao menos quando temos tempo) nos dedicar a atividades extra-iPad, que as crianças sempre preferem.
Estávamos em uma fazenda neste fim-de-semana, tempo bonito, um monte de crianças... Os meus esqueceram que existe iPad, só foram lembrar à noite, após 24 horas de atividades que eles gostam mais: futebol, cipó, cavalo, trator... E mesmo assim o uso foi interessante, com todas as crianças interagindo.

Como limitar? Como tudo nesta vida, com horários e regras. Excelente aprendizado para as crianças...e com os tablets é mais fácil ainda: o castigo e a recompensa estão no mesmo aparelho. 





Comentários

  1. Muito interessante o texto! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Agradeço todos os comentários!
De acordo com normas do Conselho Federal de Medicina, determinadas orientações só podem ser feitas após consulta médica ou avaliação/seguimento - portanto não posso responder perguntas detalhadas e individualizadas neste canal.
Obrigado