Febre Faringoconjuntival...a doença do momento - Postado por Jairo Len

"Virose"...
Nenhuma mãe se contenta muito com este diagnóstico, mas 90% das doenças em crianças, nesta época do ano, são causadas por vírus.
E, na primavera, o mais comum deles é o ADENOVÍRUS, um vírus que foi descoberto em 1950, e ganhou este nome porque foi isolado, inicialmente, no tecido da adenóide. 
Nome à parte, o adenovírus se distribui pelo corpo todo. Uma doença muito comum em crianças, e "epidêmica" agora, é a febre faringoconjuntival, caraterizada por:
- Febre (às vezes alta, até 40º)

- Gânglios no pescoço,
- Conjuntivite (olho vermelho e/ou coceira e/ou secreção e lacrimejamento)
- Dor de garganta, tosse
- Dores musculares
Os mais afetados são os menores de 4 anos de idade, mas ocorre nas crianças mais velha também. 
A incubação é de 2 a 14 dias, quando começam os sintomas.
A transmissão é extremamente fácil: secreção ocular, espirros (gotículas), mãos contaminadas, brinquedos contaminados. Já houve relato de transmissão em piscinas contaminadas e até surtos hospitalares, brinquedotecas, etc...

A doença é benigna e auto-limitada, só são tratados os sintomas e a conjuntivite (colírios lubrificantes, colírios com antibiótico, compressas...depende de casa caso).

De qualquer forma, existem alguns diagnósticos diferenciais com doenças de sintomas parecidos, algumas bacterianas, algumas imunológicas, e a avaliação pediátrica é sempre indispensável.

Adenovírus


Comentários