Meningite B - vacina em falta - Postado por Jairo Len

Surpreendentemente, dois meses após lançamento nacional e recomendação de utilização pela Sociedade Brasileira de Imunizações, a vacina contra meningite B (Bexsero, fabricada pela Novartis/GSK) já está em falta. 
De acordo com a Novartis, em carta enviada aos médicos, o problema foi o excesso de demanda. Não acredito nessa versão, não no Brasil. Talvez haja interesse da Novartis/GSK em direcionar para outro canto do planeta, mas no Brasil não houve exagero de demanda a R$ 500,00 a dose, nas férias de julho, a ponto de não haver qualquer previsão para nova distribuição.

Não há, portanto, previsão de data para chegada de novos lotes. Pequenos atrasos em distribuição de vacinas sempre existem, mas sem previsão nenhuma, é raro. Um distribuidor de vacinas me falou de "novembro"... Espero que esteja errado na previsão.

Enfim... A própria Novartis, na carta, recomenda que as poucas doses remanescentes devem ser direcionadas aos reforços dos que já receberam a primeira dose. 
Se não houver doses para reforços, não há grande problema, pois não há data máxima para a segunda e terceira doses. 

A mesma decepção tivemos com a Novartis/GSK quando foi lançada a Menveo, contra as meningites meningocócicas A-C-W-Y. A distribuição foi péssima e errática nos primeiros 2 anos após o lançamento. Hoje já normalizou.

Assim que a vacina contra meningite meningocócica tiver sua distribuição normalizada, aviso aqui no Blog e o Facebook da Clínica Len (https://pt-br.facebook.com/clinicalen

Comentários