Horas de sono - qual o ideal? - Postado por Jairo Len

Os bebês tem que ler isso, urgente! Eles precisam saber o quanto é importante dormir e quantas horas de sono por dia...!

Pela primeira vez, a  American Academy of Sleep Medicine (AASM) publicou um consenso sobre o necessário de horas de sono ao dia para crianças e adolescentes, para promover a otimização da saúde física e mental (deles...e acho que dos pais, também).

Não acho que sejam números inéditos, já postei aqui e no site algumas vezes sobre isso, mas de qualquer forma segue mais uma das recomendações (para cada 24 horas):

Bebês de 4 a 12 meses: 12 a 16 horas de sono (incluindo sonecas)
Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas de sono (incluindo sonecas)
Crianças 3 a 5 anos: 10 a 13 horas de sono (incluindo sonecas)
Crianças 6 a 12 anos: 9 a 12 horas 
Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas

Pensando sobre isso...

Dormir é muito importante para as crianças.
Muitos tem um padrão de sono complicado, vejo aqui na clínica, semanalmente, problemas de pouco sono em todas as faixas etárias. Muitas vezes é por causa da própria criança, que realmente não dorme, mesmo com todo esforço possível dos pais.
Para se cumprir essa meta de horas de sono, principalmente para quem estuda de manhã (e acorda 6h ou 6h30) é fundamental dormir cedo.
Crianças a partir de 3 ou 4 anos que dormem às 22h ou 23h00 e acordam cedo para a escola estarão, sempre, dormindo pouco.
Concordo que muitos pais tem um ritmo frenético de trabalho e querem estar com seus filhos no final da noite, mas devemos sempre pensar nessa equação.

Há duas semanas pedi uma avaliação neurológica (uma neurologista especializada em distúrbios escolares) para um paciente de 6 anos de idade, que estava naquela fase de avaliação em psicopedagoga, psicoterapeuta disso, testes daquilo, fono, processamento auditivo central...
A primeira medida que a médica tomou foi pedir que o menino durma mais 1h30 por noite. A mãe me contou que, em poucos dias, essa simples mudança já se mostrou muito eficaz na melhora do rendimento escolar. É claro que as avaliações continuam sendo realizadas e todos os profissionais tem e terão seu fundamental valor...mas simplesmente dormir mais um pouco já aliviou demais.

Adolescentes são um caso a parte, e os smartphones e a NetFlix são os grandes vilões da privação de sono. Mas não custa insistir e conversar muito com eles, mostrando que quem acorda 6h30 deve dormir, no máximo, 22h30. Tenho uma adolescente em casa, sei como isso funciona...

Já os bebês...estes são um caso a parte... Aliás, dezenas de livros a parte...
Mas o que tenho percebido é que o primeiro ponto para que um recém-nascido durma bem é a vontade que os pais tenham que ele durma bem.
Quando pai e mãe querem muito que seu filho durma bem e a noite toda, e que juntos cheguemos ao melhor modo de resolver isso, funciona.
Entre métodos mais brandos e mais radicais, orientações profissionais, experiências de amigos, alimentação correta, choros assistidos (ou menos assistidos), uma hora há bons resultados. Nem sempre os que a maioria quer (como 12 horas de sono em 12 semanas de idade - excelente livro da Suzy Giordano), mas de alguma forma se conseguem resultados desde cedo.

Enfim...
Dormir é importante em qualquer idade. Quanto mais as crianças dormirem, mais nós, os pais, dormiremos. Cabe aos adultos cuidar disso desde cedo.


Quem tem adolescente em casa tira essa foto todo dia, se quiser...

Comentários