Vacina contra Dengue | Dengvaxia - Postado por Jairo Len

Como todos já sabem, está disponível na rede particular de vacinação a primeira vacina contra dengue, a Dengvaxia, produzida pelo laboratório Sanofi, na França.
A vacina protege contra os 4 sorotipos de dengue.

Alguns números relevantes:

- Confere 66% de proteção (ou seja, 2/3 dos vacinados adquirem proteção completa)
- Diminuiu 81% o risco de internação pela doença
- Reduz 93% os casos graves da dengue

O que eu penso sobre a vacina?
Deve ser aplicada em quem puder receber. 
Os números de proteção não chegam a 100%... Mas se pensar em uma doença transmitida por mosquito, difícil de se evitar e com mortalidade no nosso meio, vale a pena a proteção.
Quem já teve dengue, sabe o que é a doença...

A faixa etária para aplicação é entre 9 e 45 anos de idade, o que restringe um pouco a população alvo...
Em testes populacionais a vacina mostrou-se segura. 
É aplicada em 3 doses, com 6 meses de diferença cada uma.

Quanto aos valores cobrados, há uma discussão filosófica... A ANVISA determinou o preço máximo de venda às clínicas, pela Sanofi, que gira em torno de R$ 138,00 (julho/2016).
As clínicas de vacinação não tem valor fixo, e a vacina está sendo vendida a R$ 250 a 300,00. Lembro que os custos de vacinar são bem altos, incluindo todo a manuseamento, armazenagem, enfermeiras e médicos sempre presentes, perdas (a vacina é multidose, caso não sejam aplicadas as 5 doses de cada frasco em 6 horas, deve ser descartada...) e o incrível imposto cobrado no ponto-de-venda final.

Na Clínica Len de Pediatra, inicialmente, estamos realizando a vacinação entre 9 e 45 anos.

Evidentemente o governo Brasileiro deveria realizar a vacinação na população, ainda que o número de doses disponíveis não seja ilimitado. Para quem está gastando cerca de 40 bilhões de reais para fazer uma olimpíada, isso seria troco de banana.



Comentários