Enfim, Férias - Postado por Jairo Len

Mais uma vez, voando, já estamos no fim do ano, e as férias de verão começam para a maioria das escolas. 
Todo final de ano meu movimento virtual (whatsapp, telefone) muda um pouco de característica, e sempre dúvidas muito parecidas reaparecem.
Minhas recomendações para essa época:

Em primeiro lugar, SEMPRE viaje com crianças com uma lista básica de medicamentos, aqueles de uso comum e os usados em emergências. Todos os pediatras tem suas listas para pacientes, eu também tenho a minha, disponível na Clínica Len de Pediatria. A lista básica inclui (sem nomes comerciais):
- Antibiótico de uso oral (importante para viagens ao exterior) e colírio antibiótico
- Antialérgico (à base de prednisolona) oral
- Antitérmicos habituais
- Medicamento para náuseas e enjoos 
- Medicamento sub-lingual para vômitos mais importantes (fundamental!!)
- Para as crianças que passarão 12 horas por dia no mar ou na piscina, gotas otológicas (para as otites externas)
Demais remédios habitualmente são encontrados em farmácias comuns sem grandes estresses

No voo ou no carro, recomendo ter sempre um analgésico (gotas) e remédio para náuseas (Dimenidrinato B6 em gotas), caso necessite.

Vacina contra febre amarela: para quem viaja aos países que requeiram o certificado internacional de vacinação e - principalmente - para quem viaja para o Brasil, atualmente quase 100% área de risco de febre amarela. Inclusive interior de São Paulo e Minas Gerais.

Vacina anti-tetânica: em geral as crianças até os 10-12 anos estão protegidas devido à vacinação realizada na infância. Os adolescentes e adultos devem receber reforços a cada 10 anos. Não custa nada manter esse reforço em dia. 

E...lembrar que férias são férias...
Liberar um pouco horários e evitar muitas rotinas faz parte das férias, aonde não obrigatoriamente as crianças precisam viajar para muito longe!

Comentários